top of page

As vantagens de ser uma empresa consciente.

Atualizado: 11 de ago. de 2019



Ao passo que o movimento por organizações mais conscientes se espalha pelo mundo - e com muita força aqui no Brasil, mais e mais informações surgem confirmando que ser consciente é realmente um bom negócio. Confira abaixo alguns dados da Conscious Company!


PORQUE SE TORNAR UMA EMPRESA CONSCIENTE?


1. É mais saudável para os funcionários


Vida mais longa: Um estudo de 2014 observou que pessoas que possuem um propósito vivem mais, até mesmo quando os pesquisadores controlaram a análise para outros marcadores de bem-estar.


Menos burnout: Em 2016, uma metanálise de 58 estudos observou que quanto mais as pessoas se identificam com a organização onde trabalham melhor é a saúde e menores são os casos de burnout.


Maior satisfação: 88% dos millennials acha que seu trabalho causa maior satisfação quando eles têm a oportunidade de gerar um impacto positivo. 53% dos funcionários afirma que "um trabalho onde consigo gerar um impacto" é importante para a felicidade.


2. Os consumidores querem


87% dos consumidores acredita que as empresas precisam colocar pelo menos o mesmo peso nos interesses da sociedade do que nos interesses delas próprias.


90% dos cidadãos acredita que é importante que os negócios sejam signatários das Metas da ONU Para o Desenvolvimento Sustentável.


73% dos consumidores trocaria de marca se uma outra marca de qualidade similar apoiasse uma boa causa.


80% dos consumidores concorda que os negócios devem desempenhar um papel perante questões sociais.


Os consumidores também querem que as empresas resolvam problemas presentes nos noticiários:


Os consumidores irão recompensá-lo:

  • 80% da população prefere pagar mais por produtos e serviços com produção responsável.

  • 78% dos cidadãos afirma que é maior a probabilidade de comprar bens e serviços de empresas signatárias das Metas da ONU Para o Desenvolvimento Sustentável.

  • 55% dos consumidores estão dispostos a pagar um valor extra por produtos e serviços de empresas comprometidas com impacto social e ambiental positivos. Um aumento de 10% de 2011 para 2014.

  • 50% dos consumidores fazem compras baseadas em suas crenças, e 30% deles afirmam que, agora, tomam estas decisões mais frequentemente do que 3 anos atrás.

  • 33% dos consumidores já adquiriram produtos pensando em sustentabilidade.


3. Melhor desempenho no mercado de ações


Empresas engajadas superam empresas semelhantes em 147% em lucro por ação.


Em uma revisão de 200 estudos sobre sustentabilidade e desempenho corporativo:

  • 90% concluiu que bons padrões ambientais, sociais e governamentais diminuem o custo de capital.

  • 80% mostrou que boas práticas ambientais, sociais, e governamentais resultam em melhor desempenho operacional.

  • 80% mostrou que o desempenho no mercado de ações é positivamente correlacionado com boas práticas sustentáveis.


Empresas "de alta sustentabilidade" que voluntariamente adotaram políticas de sustentabilidade "superam significativamente suas contrapartes no longo prazo, em termos de desempenho do mercado de ações e desempenho contábil:


4. Aumento de receita


Nos últimos 3 anos, 42% das empresas não guiadas por um propósito apresentaram queda de receita, enquanto que 85% das empresas guiadas por um propósito apresentaram crescimento positivo.


5. Funcionários mais produtivos e leais


Funcionários "inspirados" geram 225% da produtividade de funcionários meramente "satisfeitos".


Funcionários que encontram um significado no trabalho relatam que é 2,8x mais provável que eles fiquem na empresa e são 2,2x mais satisfeitos com seus trabalhos.

 

Quer conferir o artigo original? Clique AQUI!


129 visualizações
bottom of page