A Triconsult é parceira do Capitalismo Consciente desde o início de suas atividades aqui no Brasil, e até hoje acompanha de perto este movimento que quer ajudar a transformar o país por meio da inspiração de negócios conscientes, sustentáveis e inovadores. E você, conhece o Capitalismo Consciente?
O QUE É O CAPITALISMO CONSCIENTE
O Capitalismo Consciente é um movimento global que se originou nos Estados Unidos a partir de um estudo acadêmico conduzido por Raj Sisodia, Jaf Shereth e David Wolf. O estudo tinha o objetivo de verificar como algumas empresas conseguiam manter alta reputação e fidelidade dos clientes sem ter investimentos exorbitantes em publicidade e marketing.
Antes de ser publicado, o estudo chegou ao conhecimento de John Mackey, CEO da Whole Foods, que identificou no manuscrito muitas características e atitudes que há muitos anos já aplicava em seu negócio. Posteriormente, com a contribuição de Mackey, o estudo evoluiu para o livro Firms of Endearment (traduzido no Brasil como “Empresas Humanizadas”), publicado em 2007, que explana sobre como as empresas lucram a partir da paixão e propósito.
Iniciava-se então o movimento Capitalismo Consciente.
OS PILARES DO CAPITALISMO CONSCIENTE
A prática do Capitalismo Consciente é baseada em quatro princípios:
Propósito maior: O propósito de uma empresa deve ser muito mais do que simplesmente gerar lucros: é a causa pela qual a empresa existe.
Cultura consciente: Cultura consciente é a incorporação dos valores, princípios e práticas subjacentes ao tecido social de uma empresa. Ela conecta os stakeholders uns aos outros e também ao seu propósito, pessoas e processos.
Liderança consciente: Os líderes conscientes são responsáveis por servir ao propósito da organização criando valor para todos os seus stakeholders e cultivando uma cultura consciente de confiança e cuidado.
Orientação para stakeholders: Um negócio deve gerar diferentes valores para todas as partes interessadas, os chamados stakeholders.
POR QUE SER UM CAPITALISTA CONSCIENTE?
Aderir à filosofia do Capitalismo Consciente resulta em uma relação de “ganha-ganha-ganha” entre os stakeholders. Os funcionários são mais felizes, saudáveis, inspirados e produzem mais; os consumidores - que neste caso são mais fiéis - querem produtos produzidos com responsabilidade e até pagariam mais por isso; e ganham também a sociedade e o planeta com o impacto positivo destas empresas conscientes.
E o lucro? No Capitalismo Consciente o lucro é uma consequência, e não o propósito central da empresa. John Mackey, co-fundador do movimento, define muito bem esta situação:
“O lucro para uma empresa é como as células vermelhas de nosso sangue. Precisamos delas para transportar oxigênio por nosso corpo e sobreviver. Mas produzir células vermelhas não é o propósito de nossas vidas”.
Mesmo assim, um estudo brasileiro observou, assim como no estudo original de Sisodia e colaboradores, que as empresas conscientes são muito mais rentáveis no longo prazo. Ganham o planeta e a sociedade, ganham os consumidores, ganham os funcionários e ganha muito mais a empresa consciente 😉
Comments